SMED - SINGLE MINUTE EXCHANGE OF DIE
pexels-kateryna-babaieva-2965260.jpg

No que consiste o SMED?

SMED é uma metodologia elaborada inicialmente por Taiichi Ohno e, mais tarde, consolidada por Shigeo Shingo. Trata-se de uma técnica aplicada na indústria para reduzir o tempo do processo de Setup (Preparação de máquinas, troca de ferramentas, equipamentos, limpeza e linhas de produção), buscando realizar a troca de ferramentas/equipamentos em apenas um digito de minuto, ou seja, menos de 10 minutos, desde a última peça boa antes da troca, até a primeira peça boa depois da troca.

 

Para que serve?

Para reduzir e otimizar o tempo de parada das máquinas, equipamentos e linhas de produção.

 

Como se chega a isso?

Através do estudo dos elementos do SMED no local de trabalho (Genba), baseado nos tempos da condição atual aliadas as técnicas de melhoria para atender a condição de trabalho futuro. Redução entre 40% a 90% do tempo de troca (Setup).

 

Quem se beneficia com este treinamento?

Fortemente indicado para os profissionais e empresas que convivem com tempo excessivo de máquinas paradas, ou possuem grande mix de produtos e realizam muitas trocas de ferramentais.

 

Objetivo

Capacitar os profissionais na aplicação da metodologia SMED de forma prática, para reduzir o tempo de troca (Setup) nas diversas áreas de trabalho e assim garantir maior flexibilidade de produtos a serem fabricados, reduzindo o tempo de entrega (Lead Time).